Planeta Global

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

O Fórum Social Mundial (FSM), é um espaço internacional, para a reflexão e a organização de todas as pessoas que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento global, buscando a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais, empenhando-se na construção de uma sociedade planetária bem centrada no ser humano. Uma das últimas edições foi aqui em Belém do Pará.

Esse anual “World Social Forum” se reuniu pela primeira vez em Porto Alegre, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, se propondo a debater alternativas para construir a globalização solidária, que respeite os direitos humanos universais, bem como os de quaisquer cidadãos e/ou cidadãs em todas as nações, além do meio ambiente global, apoiada em sistemas e nas instituições internacionais democráticas a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos.

A edição temática do Fórum Social Mundial (FSM), tem desfalques importantes: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG).

2013 na Tunísia 2013 na Tunísia