Planeta Global

Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018




Miss Grand Brasil é um título dado à uma candidata bem posicionada na disputa de Miss Mundo Brasil, pertencente ao "Concurso Nacional de Beleza (CNB). Apenas uma edição do evento foi realizada até o momento, em 2014. O título visa enviar uma candidata brasileira para a disputa de Miss Grand International, realizado anualmente desde 2013. A detentora do título nacional deve ser uma mulher linda, com atitude, inteligência, foco e determinação que ponha em prática discursos pacifistas com foco no lema do certame internacional, Stop the War. A atual detentora do título é a carioca Gabrielle Vilela, que disputará o certame internacional em Mianmar.

O envio das candidatas brasileiras ao Miss Grand International começou em 2013, quando o então business man Nawat Itsaragrisil idealizou o concurso na Tailândia e o proprietário do Miss Mundo Brasil, Henrique Fontes tomou os direitos de envio da representante do Brasil. O critério de seleção foi resgatar uma das candidatas semifinalistas da edição do Miss Brasil World 2013, cumprindo os requisitos do certame internacional.

 

Já em 2014, os direitos de envio da representante brasileira passou para o veterano em concursos de beleza, Gerson Antonelli, que realizou a disputa especificamente para a etapa internacional, o Miss Grand Brasil 2014. A competição foi idealizada para ocorrer junto à eleição da "Rainha do Folclore de Olímpia", dentro da semana folclórica do município, festividade comum na cidade anualmente, na ocasião sagrou-se campeã Yameme Faiçal Ibrahim.

 

O certame volta às mãos do organizador Henrique Fontes e fica estabelecido que a Vice-Miss Mundo Brasil, a partir da edição de 2015, seria a representante no Miss Grand International. Após a desclassificação da luso-brasileira Renata Sena na etapa internacional de 2016, o organizador resolveu realizar uma disputa nacional em 2017, que logo depois foi postergada para uma edição em 2018. Além de adiar o certame, Fontes decidiu não seguir à regra de que a segunda colocada no "Concurso Nacional de Beleza" fosse representar o País no concurso. A representante de 2017 foi a gaúcha Caroline Venturini, coroada oficialmente em um evento intimista na sua cidade natal, Tramandaí