Planeta Global

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017

5 CONTINENTES - PLANETA TERRA

7 bilhões de habitantes (31/10/2011) 7 bilhões de habitantes (31/10/2011)

O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) lançou em 11/07/2011, Dia Mundial da População, a campanha 7 Bilhões de Ações. O título faz referência à marca de 7 bilhões de pessoas no mundo atingida em outubro de 2011. Entre os objetivos da campanha, valorizar o papel de cada pessoa e instituição na construção de um mundo melhor, compartilhando histórias e ações individuais ou coletivas para responder aos grandes desafios atuais, como a superação da pobreza e o papel dos jovens na construção do futuro.

O secretário-geral da ONU diz que há “alimentos suficientes para todos, ainda que quase 1 bilhão de pessoas passem fome". “Temos meios de erradicar muitas doenças, ainda que elas continuem se espalhando”. “Temos o presente de um meio ambiente rico, ainda que continue sujeito ao abuso e à exploração diária. Vamos fazer este Dia Mundial da População para tomar atitudes determinantes para criar um futuro melhor para os nossos 7 bilhões de habitantes e para a próxima geração”.

Para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida, será necessário adotar novas formas de estabelecer uma cooperação global sem precedentes. A hora de agir é agora. As ações individuais, multiplicadas muitas vezes, podem fazer um mundo de diferença. Juntos somos 7 bilhões de pessoas; contamos uns com os outros. A campanha 7 bilhões de Ações é centrada nas mídias sociais, utilizando as plataformas de interconectividade disponíveis como internet e celulares, além de ações presenciais em todos os países.

AMÉRICAS

AMÉRICA DO SUL AMÉRICA DO SUL
AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA DO NORTE
AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL
CARIBE CARIBE

Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).

A América é a segunda maior massa de terra do planeta, após a Ásia. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia. Também é conhecida pelo plural “Américas” e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo.

EUROPA

O continente europeu é conhecido como o Velho Continente. Esse nome é dado em razão de ter sido ocupado e organizado como sociedade já há muito tempo. Em resposta a tudo isto, ele sofreu muitas mudanças ao longo dos anos devido às guerras e conflitos gerados em seu território. Porém, uma das transformações políticas mais surpreendentes que ocorreram foi o recente final da Guerra Fria (1989).

Em conseqüência das 2 Grandes Guerras (1ª e 2ª Guerras Mundiais) terem ocorrido em solo europeu, este continente teve que ser redesenhado, para se atualizar com as mudanças entre as fronteiras dos países. Com a queda do regime socialista na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), gerou criação e demarcação de mais nações na Europa com divisões entre países do bloco soviético. 

ÁSIA

A Ásia é o maior continente da Terra, com 8,6% da superfície planetária ou 29,4% das terras emersas. Parte oriental da chamada Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, já com mais de 60% da população mundial. Em 2007, a maior economia nacional é a da China, seguida da Índia e do Japão. Pelo critério do PIB nominal, o Japão ainda é a maior economia asiática e a segunda maior do mundo.

A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas. É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial). As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo. O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.

ÁFRICA

África é um continente que abriga hoje 50 países independentes, a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo Quatro quintos do território africano encontra-se entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. O Equador conta a África quase ao meio.

É o mais quente dos 5 continentes. A população africana busca sua adaptação entre os climas quente e úmido e o quente e seco. A diversidade cultural e de qualidade de vida entre as 53 nações independentes da África, atinge extremos. Dos paraísos, como as Ilhas Seicheles e Maurício, com rendas per capita acima de seis mil dólares, às terras inóspitas de Mali e Níger. Ainda é um continente muito sofrido com epidemias, fome e conflitos.

Em janeiro de 2013, entidades internacionais defenderam a necessidade de envolver líderes e povos na agenda para transformar a combalida economia do continente negro nos próximos 50 anos: agora a União Africana, a Comissão Econômica da ONU para a África e o Banco Africano de Desenvolvimento, pedem a valorização do patrimônio natural e a inclusão social. Enquanto isso, a Organização da Unidade Africana festejou 50 anos, na Etiópia.

OCEANIA

Seu nome provém de Oceanus, o deus dos rios, e que deu origem à Oceania, enquanto sua filha, Ásia, mãe das fontes e de rios, é o nome de batismo do continente que fica a ocidente dela. A Oceania, que durante a época das Grandes Navegações foi chamada de o "Novíssimo Mundo", é o nome usado para variados grupos de ilhas no Pacífico, como a Polinésia (com a Nova Zelândia), Melanésia e Micronésia.

O principal país do continente e que ocupa quase 90% dele, é a Austrália. País moderno e de primeiro mundo, foi sede dos Jogos Olímpicos de 2000 e é o 3° do mundo no que diz respeito ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Na Austrália o parque industrial é bastante avançado e na Nova Zelândia o destaque fica para o setor de alimentos. Os povos nativos representam hoje 1,5% da população australiana e 15% da neozelandeza.

AURORA BOREAL

Agenda para o Desenvolvimento Global Pós-2015: sustentabilidade ambiental, progresso social, economia inclusiva, paz e segurança.